top of page

Sete Problemas nas Finanças do Condomínio


Quais São os Sete Problemas?

Este pequeno apontamento não encerra todos os problemas que costumeiramente acontecem nos Condomínios, sendo fruto de vivência e observação dos casos em concreto, merecendo um olhar mais detido, e pronta atuação quanto à revisão da Administração, Contabilidade e das Finanças, seja você Síndico, Gestor, Conselheiro, Morador, Investidor. Para isto, listo a seguir, as 7 principais ocorrências financeiras nos condomínios e para cada um deles, o monitoramento.


01 - PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA:

Precisa ser apresentada, aprovada e cumprida;


02 - VERIFICAÇÃO:

Documentos, normas, qualificação e tributos;


03 - PRESTAÇÃO DE CONTAS:

Certifique-se que as contas foram prestadas;


04 - INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO:

Tudo deve ser auditado;


05 - PERFIL, INADIMPLÊNCIA E ESTRATÉGIA:

Separar para conquistar;


06 - ONDE ESTÁ O DINHEIRO?:

Aplicar o dinheiro corretamente;


07 - CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL:

Deve ser transparente e correta.




As previsões orçamentárias precisam ser apresentadas, aprovadas e cumpridas

Se o condomínio descumpriu a previsão orçamentária aprovada em assembleia, prepare uma auditoria interna, separando os grupos e contas contábeis, o que permitirá a identificação e localização dos acontecimentos. Sempre consulte a contabilidade, a administradora e faça verificação preventiva diária ou semanal. O acompanhamento deve ser efetuado em todo momento, impedindo surpresas e eliminando a ocorrência dos problemas. Ao assumir o gerenciamento do condomínio, revise o rateio de despesas para se certificar de que há dinheiro para pagar as contas. Sem esta revisão, pode haver problemas de falta de pagamento e consequentemente, o prédio precisa equacionar a entrada e saída de valores.


Desconformidade na documentação, no cumprimento de normas, nos treinamentos e problemas tributários

Verifique a média de notas emitidas, separe gastos sem comprovação de nota fiscal, revise o cheklist de pessoal e de terceirizados e veja se existem relatórios de tributos. Não havendo o relatório acusando o pagamento dos tributos, o condomínio já apresenta passivos.


Quando foi a última prestação de contas?

Não é incomum, infelizmente, que a auditoria se depare com a falta da prestação das contas pela administração que saiu. Está na lei (artigos 1.348, inciso VIII, e 1.350, ambos do CCB) que as contas devem ser prestadas anualmente à assembleia geral de condôminos e, se não houve, é indício de irregularidade.


Falta de inspeção predial e de plano de manutenção

Ao assumir o gerenciamento do condomínio, faça imediatamente uma inspeção predial em todos os setores e estabeleça um plano de manutenção que deve ser cumprido à risca, evitando-se dinheiro mal gasto e proporcionando aplicação correta de valores, o que gerará economia futura.


Verifique a inadimplência e elabore uma estratégia de cobrança

Há a necessidade de conhecer o porque e a total inadimplência do condomínio, traçando um perfil dos inadimplentes (através dos relatórios financeiros), estabelecendo uma conversa franca (procurar saber o motivo da inadimplência) e, depois, estabelecer um plano realista para o recebimento dos valores.


Composição das despesas

Nem sempre a composição das despesas para pagamento aos prestadores de serviços está correta. Sem estabelecer um modelo de gestão da edificação, pode haver dinheiro sendo gasto onde não deve. Realinhe o quanto antes.


Gastos e despesas

Verifique diariamente se o dinheiro que está sendo gasto no condomínio se transforma em investimento a proporcionar bem estar e comodidade aos condôminos. Separe os valores atribuídos aos investimentos dos custos e despesas, porque quando não houver essa separação, acarretarão classificações contábeis equivocadas e implicarão na constante revisão da previsão orçamentária.


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page